Uma tarde de importantes reflexões sobre o momento político, direitos trabalhistas e desafios do sindicalismo marcou o encontro organizado pela CTB Bahia com a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaide Alves Miranda Arantes. Realizado no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, nesta quinta-feira (5), o evento reuniu dirigentes sindicais de diversas categorias, incluindo representantes do Sindicato dos Empregados em Administradoras de Consórcio e Vendedores de Consórcio, Empregados e Vendedores em Concessionárias de Veículos (SINDCON-BA).
Participaram do encontro o presidente do SINDCON-BA, Jorge Raimundo da Fonseca, e o diretor Fernando Martins. Fonseca destacou a relevância do evento ao afirmar: “O reencontro no Sindicato dos Bancários, o SINDCON-BA e outras entidades presentes pôde constatar em diversas falas, inclusive da ministra, o forte ataque da direita radical nas leis trabalhistas e no direito dos trabalhadores. Para se defender desses ataques, só a união e a luta dos sindicatos com os trabalhadores poderá enfrentar ou mudar esse cenário.”
A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, reforçou a importância do debate com a ministra, destacando a necessidade de revogar pontos da reforma trabalhista e avançar na conquista de novos direitos. “Precisamos defender a Justiça do Trabalho dos ataques das elites e atuar para que o governo Lula avance nas bandeiras da classe trabalhadora. É a nossa contribuição para a reconstrução do Brasil. Obrigada, ministra Delaide Arantes, por nos propiciar esse debate”, ressaltou Rosa.
Em sua exposição, a ministra Delaide Arantes enfatizou a importância da participação política dos trabalhadores ao lado de seus sindicatos, ressaltando que a Justiça do Trabalho é constantemente atacada por defender os direitos sociais. Ela também abordou o combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho, mencionando que os juízes nacionais têm a tarefa de fiscalizar o cumprimento das convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas que a luta do movimento sindical é essencial para a efetividade dessas normas. A ministra ainda destacou a resolução do TST que incentiva os Tribunais Regionais do Trabalho a disponibilizarem em seus sites espaços para denúncias de assédio eleitoral.
O evento também contou com a presença de Álvaro Gomes, responsável pela Agenda do Trabalho Decente na Bahia e representante do secretário de Trabalho do governo baiano, Davidson Magalhães. Gomes destacou a luta contra as tentativas de desmonte da Justiça do Trabalho e frisou a importância da participação dos sindicatos nas ações pelo trabalho decente da Setre, que tem obtido destaque nacional e internacional.
Parlamentares como Alice Portugal e Olívia Santana, ambas do PCdoB, também estiveram presentes. Elas elogiaram a postura avançada da ministra em suas decisões no TST e reforçaram a necessidade de fortalecer a Justiça do Trabalho para garantir os direitos e a dignidade da classe trabalhadora. Alice Portugal ressaltou que “o tribunal é o guardião dos direitos trabalhistas” e que seu partido está firme na defesa do Judiciário trabalhista. Olívia Santana, por sua vez, destacou que “Delaide Arantes honra a trajetória de luta pelos direitos trabalhistas” e enfatizou a importância do debate para o movimento sindical no novo momento do Brasil com o governo Lula.
Outros dirigentes sindicais estiveram presentes, como Aladilce Souza (dirigente licenciada do SindisaúdeBA) e Augusto Vasconcelos (presidente licenciado do Sindicato dos Bancários e vereador), ressaltaram a força do movimento sindical na Bahia e a necessidade de grandes mobilizações para enfrentar a extrema-direita e ajudar o governo Lula a reconstruir o país, resgatando direitos eliminados. No plenário, diversos sindicalistas também se manifestaram, abordando temas como a reforma trabalhista, contribuições sindicais, oposição, o papel da Justiça do Trabalho, adoecimento e pressão por metas nas empresas, trabalhadores transformados em Pessoa Jurídica sem os direitos das Convenções Coletivas, e direitos dos servidores públicos.
Fonte- CTB Bahia