O Sindicato dos Empregados em Administradoras de Consórcios e Vendedores de Consórcios, Empregados e Vendedores em Concessionárias de Veículos, Distribuidoras de Veículos e Congêneres no Estado da Bahia – SINDCON-BA, entidade sindical constituída para defesa dos interesses e direitos, coletivos e individuais dos trabalhadores identificados em sua denominação, e com sede constante do timbre impresso, representado neste ato pelo seu Presidente, alerta toda a categoria sobre a tentativa de alguns grupos em deslegitimar a convenção coletiva de trabalho e fazer com que os trabalhadores de concessionárias voltem a trabalhar aos domingos, retirando essa conquista obtida em 2010.
Recentemente, ao serem notificadas, um grupo de empresas abriu aos domingos de forma arbitrária e arrogante, entrando na justiça para deslegitimar a cláusula que proíbe o funcionamento nesse dia. Felizmente, para os trabalhadores, o tiro saiu pela culatra e a DRT reconheceu o direito do trabalhador descansar aos domingos na companhia de sua família.
Agora, esta entidade de classe notifica mais duas empresas pela mesma prática, neste caso a GNC / TERRA FORTE e GUEBOR, que já são reincidentes. Esta tentativa de subtrair os direitos dos trabalhadores por alguns grupos já é conhecida por esta entidade.
Infelizmente, alguns poderosos deste país não se cansam de escravizar a classe trabalhadora, como ficou claro na reforma trabalhista, quando retiraram direitos e tentaram enfraquecer os sindicatos e, consequentemente, os trabalhadores no seu local de trabalho.
Os sindicatos têm recorrido constantemente aos órgãos como MPT e DRT, que mesmo com suas limitações, estão atentos ao sofrimento dos trabalhadores que são explorados diariamente. Essa exploração parece não ter limites por parte de alguns grupos.
Novamente, esta entidade de classe notificou essas empresas e já acionou o Departamento Jurídico para os encaminhamentos processuais.
O sindicato alerta que apenas a união vai ajudar nesta luta desigual. Sindicato forte, categoria forte.
A diretoria