O SINDCON-BA reafirma sua posição contrária à escala de trabalho 6×1, que impõe uma jornada desgastante para os trabalhadores e trabalhadoras, com apenas um dia de descanso após seis dias consecutivos de trabalho. Esse modelo de escala prejudica diretamente a saúde e a qualidade de vida dos profissionais, expondo-os a níveis elevados de estresse e esgotamento físico.
A luta pelo fim dessa escala desumana é fortalecida pelo movimento sindical em todo o país. Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), expressou o compromisso da entidade com essa pauta. “Vamos dialogar com as centrais para construir um movimento amplo pelo fim da escala 6×1. Este é um anseio histórico da classe trabalhadora que ganha corpo na luta contra a extenuante jornada 6×1.”
Como parte desse movimento, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, junto ao movimento Vida Além do Trabalho (VAT), convocam uma mobilização que será realizada nesta sexta-feira, dia 15, às 10h, no Farol da Barra, em Salvador. O evento reforça a importância da luta por condições de trabalho mais humanas e representa um momento de união dos trabalhadores para reivindicar a extinção desse modelo de escala.